O corte epistemológico - 2008
Noémio Ramos
Os estudos sobre a obra de Gil Vicente (1502-1536) - após o corte estabelecido - dirigem-se a cada peça - auto - e ao momento exacto da sua acção, evidenciando-se o tempo e o seu espaço próprio, o lugar e tempo onde se desenrola cada auto - a acção - a Europa na Renascença e Reforma.
O trabalho de análise dos seus autos - comédias, farsas e críticas-políticas (moralidades) - será apresentado através da publicação em livro, por cada peça um volume, e aqui nestas páginas será apresentado em resumo de cada livro. Sempre que possível será oferecido ao leitor o texto original de Gil Vicente, acompanhado de uma leitura da acção dramática.
Às peças da Copilaçam de 1562, juntámos muitos outros autos de Gil Vicente publicados anos mais tarde, como obras anónimas... E estes autos anónimos, foram com toda a certeza os que obtiveram maior sucesso popular.
Com os autos anónimos que identificámos como da autoria de Gil Vicente, o total das suas peças ultrapassa as sessenta. E todos os seus autos nos mostram os principais episódios da História da Europa entre 1500 e 1536, as lutas políticas e ideológicas, as ambições dos líderes europeus e as intervenções dos seus ideólogos... As transformações na sociedade, nas ideologias e na política europeia. E o Povo perante as lutas pelo Poder na Europa.
Gil Vicente criou várias sagas, e muitas das suas figuras percorrem os seus autos, mas cada peça tem a sua própria mythologia. Havendo continuidade histórica, raras são as continuidades na sua mythologia. Contudo há excepções, há também figuras que são transportadas de auto para auto.
A liberdade de pensamento, a liberdade de pensar de um modo diferente do apregoado pelo Poder e seus arautos (papagaios e ideólogos) é constante na sua obra, que manifesta as lutas desenvolvidas pelos povos pela manifestação da sua vontade, e as sanguinárias repressões desencadeadas pelos governantes europeus, justificadas, e até incentivadas, pelos seus ideólogos (religiosos).
***
Sobre as figuras nas personagens dos Autos
os principais protagonistas, veja em Obras
Sobre a obra dramática, todos os autos, veja em Autos