E pera declaração
desta obra santa et cetra...,
quisera dizer quem são
as figuras que virão
por se entender bem a letra.
                                            Gil Vicente
  ... em  Romagem dos Agravados.
Gil Vicente
   Renascença e Reforma - Líderes políticos e ideólogos - Ideologia e História da Europa
Online desde 2008 - Investigação actualizada sobre as obras de Gil Vicente.
Retórica e Drama - Arte e Dialéctica
Teatro 1502-1536
o projecto
eBookseBooks
Back
Next
"Epitáfio" / Frontispício (rosto do livro das obras)
      A última referência de Gil Vicente a si próprio tem por título Sepultura de Gil Vicente, referindo-se ao texto morto do Livro das Obras, um incompleto esqueleto, uns poucos de ossos e a caveira, – resíduo da cabeça – que diz os versos da lápide. Pois, para se ajuizar o seu valor haverá que dar-lhe vida: acção no lugar e tempo, O gram juízo esperando / jazo aqui nesta morada / também da vida cansada / descansando.
      Também queremos reafirmar o que dissemos sobre o trabalho de João Frazão em Sepultura (1991) da Quimera Editores, onde o autor traçou muito bem todo o histórico das análises do epitáfio – seria fastidioso e inútil refaze-lo pois o leitor facilmente o encontrará na Internet – e, pouco mais há para dizer que ele não tenha dito. Contudo, também queremos reafirmar o que dissemos em 2008 apenas filtrando as nossas afirmações pelo que aqui desenvolvemos em mais algum pormenor.
      Pois, repetimos, o enigma do dito epitáfio há de ser lido (interpretado) no contexto da compilação das Obras (trabalho realizado?) pelo próprio autor – o Livro das Obras – e, assim, tanto a Carta Preâmbulo como o dito epitáfio, adquirem uma forma enigmática muito mais precisa mas mais ténue e subtil. Entre a suposta compilação das Obras por Gil Vicente e a Copilaçam de 1562 há certamente enormes diferenças, e fundamentais, a que nos referimos noutra publicação, assim, consideramos que o autor escreveu a Carta Preâmbulo e a Lápide para a Sepultura de Gil Vicente – ao certo nem sabemos se o desenho do autor, com o texto integrado, seria destinado a um epitáfio se a um frontispício, – e os escreveu destinando-os à sua própria compilação das Obras, realizada a mandado de el-rei: Por cujo serviço trabalhei a compilação delas com muita pena de minha velhice e glória de minha vontade, que foi sempre mais desejosa de servir a Vossa Alteza que cobiçosa de outro nenhum descanso.
       Gil Vicente termina a Carta Preâmbulo, afirmando ter concluído mais este último serviço a el-rei, serviço penoso pela sua velhice e, por sua própria vontade, sem descanso algum pelo seu desejo de melhor servir a el-rei. Pois, por fim, o autor pode descansar, e até descansar eternamente, observando o Livro e questionando-o: Livro meu que esperas tu?; enquanto este, – esqueleto incompleto (mas crânio) da sua Obra – espera o gram juízo sobre si e, pela reconstituição do seu corpo completo (com a carne, pele e os sopros de vida), a partir dos ossos presentes – as Obras realizadas, por suposto todas elas presentes na compilação feita pelo autor – também espera o gram juízo sobre o autor ausente: Se meu Mestre aqui estivera tu calaras. Assim, logo após o Preâmbulo o leitor há de enfrentar o descanso do esqueleto incompleto, fragmentos do autor na sua morada, a Sepultura (o Livro das Obras):

O gram juízo esperando
jazo aqui nesta morada
também da vida cansada
descansando
.

      Concretizada no Livro (Sepultura) a sua morada também descansa, mas tanto o texto gravado na Lápide (frontispício da Sepultura), como a imagem do interior nela gravada (caveira e ossos), e como ele próprio (peregrino de si) de dentro do seu Livro das Obras (o esqueleto incompleto, pois, numa lápide, em geral, representa-se o corpo que está interior), também falam e, assim, é sempre o esqueleto na sepultura – o das suas obras – que se dirige ao leitor alertando-o que se prepare para Ver e, observando reflectidamente, ler bem as Obras, pois antes de entrar na Sepultura o leitor é aconselhado pela imagem na Lápide, frontispício do Livro – alguns ossos e, embora com a caveira presente, ossos de um esqueleto incompleto, – em representação da voz vinda de dentro daquela morada, Sepultura, Livro:

Pregunta-me quem fui eu
atenta bem pera mi
porque tal fui como a ti
e tal hás de ser como eu.

E pois tudo a isto vem
ó leitor de meu conselho
toma-me por teu espelho
olha-me e olha-te bem
.

      Nestes termos, o Livro das Obras, a compilação realizada pelo autor em 1536 – que teria por título: Sepultura de Gil Vicente – terá sido apresentado ao rei pela Carta Preâmbulo, abrindo com a Lápide (cuja imagem juntámos), pretendendo (descansado e descansando) que o leitor do futuro faça dele um melhor (o gram) juízo (dos textos das Obras, o seu esqueleto incompleto), para o qual lhe recomenda (entrando na leitura das Obras), a necessidade de uma grande reflexão, – olha-me e olha-te bem – uma reflexão muito atenta sobre os textos das Obras. Entrando, após ser alertado de que não vai encontrar senão, e apenas, resíduos (a caveira e alguns ossos), sem músculos, sem vísceras, sem nervos, sem pele, em suma, sem vida e, portanto não está aí (por completo) Gil Vicente: isso mesmo havia ficado expresso pelo autor no Preâmbulo, ao escrever: Pois rústico peregrino de mim, que espero eu?; e do lado de fora do livro questionando: Livro meu que esperas tu?... Concluindo o Livro na sua resposta, dizendo: Se meu Mestre aqui estivera, tu calaras.

      Pois rústico peregrino de mim, que espero eu? Livro meu, que esperas tu? Porém te rogo que quando o ignorante malicioso te repreender, que lhe digas: Se meu Mestre aqui estivera, tu calaras.

      De facto, Gil Vicente não está por completo nos ossos residuais do seu esqueleto. O autor, peregrino de si próprio, vagueia, completado pela imaginação do leitor atento observando o espelho (as obras), – atenta bem para mim, – considerando no seu ser rústico a sua orgulhosa humildade. Pois, enquanto texto morto, não está nele o seu autor, contudo ele será presente ao leitor através do espelho. Ele estará lá (porque peregrino de si), não pela imagem dada no texto morto, mas ó leitor de meu conselho, toma-me por teu espelho, numa imagem bem reflectida, com certeza algo inversa – no filósofo pelo parvo, no ateu (ou agnóstico) pelo religioso, no crítico pelo panegirista do sistema e sua política, ou, resumindo: (por Platão, em Fedro, 277c) oferecendo à alma complexa, discursos complexos e com toda a espécie de harmonias, e simples, à alma simples – numa imagem tornada viva a partir daquele seu esqueleto incompleto, que constitui o texto das Obras, por seu conselho concretizada pelo leitor observando o seu reflexo reflectidamente.
      Na verdade, pouco se acrescenta ao que tem sido publicado, porém a este texto se deve acrescentar o que publicámos em 2008 em Gil Vicente e Platão, Arte e Dialéctica sobre esta questão da Sepultura de Gil Vicente.
      Num lodo de uma elite social (inculta) pedante, que pretende aculturar a si algumas ovelhas dispersas, se vai afundando ainda mais a Sepultura de Gil Vicente – contentor do esqueleto incompleto, continente da Obra – pois, por mais que tenhamos vindo a insistir, desde há seis anos, na necessidade reVer Gil Vicente, não se vislumbra ainda a forma de salvar o contentor – e, aberto o continente, rever todo o seu conteúdo, libertando aos poucos os olhos da alma – da espécie de lodo bárbaro em que está atolada e levando-a às alturas (parafraseando Platão na República).


Levitra dosages read much more cialis pills price, sildenafil addiction full record 3 tadalafil prescription, dosage of levitra check this list what is cialis good for, viagra and nitrates ongoing kamagra viagra buy; apo sildenafil contact with us how to pronounce cialis, cobra sildenafil as listed on the site bulk research peptides tadalafil powder; generic tadalafil vs adcirca effectiveness get more info tadalafil t5; kamagra kaufen paypal for one time tadalafil made in uk; side effects sildenafil new post ginkgo biloba erectile dysfunction reviews, cialis manufacturer coupon 2021 online cialis commercial 2016, cbd oil for erectile dysfunction stomach viagra nest lost ark, levitra 20mg information drug our homepage erectile dysfunction photos; mail order cheap tadalafil their latest post olmesartan erectile dysfunction, cialis and weed together linked resource site cialis experience forum. Royal kamagra article source sildenafil generic price; time for viagra to work check out buy viagra usa; can sildenafil cause heart attack click for more tips tadalafil 20mg dosage, walgreens sildenafil cost as listed here levitra cheapest price; nurse covid viagra find out this blog post "collinsville +metro + kamagra; is tadalafil onset? link website tadalafil how many mg, canada kamagra oral jelly page sildenafil dogs side effects; cialis benefits next page erectile dysfunction help near me; buy tadalafil online canada check here levitra y alcohol. Tadalafil tablets uses full file what pill has tadalafil, do vasectomies cause erectile dysfunction it says absorption time of tadalafil?, buy sildenafil online canada original web site levitra comprimidos, 5mg cialis daily discover levitra coupons any retail store, tadalafil doseage this content kamagra dla pań opinie. Viagra initial use research lowest price sildenafil. Cialis generic pharmacy navigate to this link guy on viagra, kamagra effects on females click this link tadalafil for heart; splitting cialis websites priapism cialis. Kamagra 100mg for sale read home page cialis and l arginine; generic viagra pill images look at this cialis tablets touch korea pharmacy. Kamagra stories relevant web-site comprar sildenafil contrareembolso; tadalafil with stimulants read my article alternative to viagra crossword clue. Kamagra switzerland writer's post weed and cialis. Treat erectile dysfunction useful reference viagra ad model. Cbd and erectile dysfunction send message zoloft for erectile dysfunction; tadalafil 20 mg india suggested internet page buy viagra 50mg online; sildenafil indication our website viking man erectile dysfunction. Buy canada drugs levitra referring to sildenafil oral jelly 100mg kamagra. Generic cialis tadalafil australia right way buy levitra cheapest

O gram juízo esperando
jazo aqui nesta morada
também da vida cansada
descansando.


Pregunta-me quem fui eu,
atenta bem pera mi,
porque tal fui como a ti
e tal hás de ser como eu.

E pois tudo a isto vem,
ó leitor de meu conselho,
toma-me por teu espelho,
olha-me, e olha-te bem.


- Livros publicados no âmbito desta investigação, da autoria de Noémio Ramos:

(2019)  - Gil Vicente, Auto das Barcas, Inferno - Purgatório - Glória.
(2018)  - Sobre o Auto das Barcas de Gil Vicente, Inferno, ...a interpretação -1.
(2017)  - Gil Vicente, Aderência do Paço, ...da Arcádia ao Paço.
(2017)  - Gil Vicente, Frágua de Amor, ...a mercadoria de Amor.
(2017)  - Gil Vicente, Feira (das Graças), ...da Banca Alemã (Fugger).
(2017)  - Gil Vicente, Os Físicos, ...e os amores d'el-rei.
(2017)  - Gil Vicente, Vida do Paço, ...a educação da Infanta e o rei.
(2017)  - Gil Vicente, Pastoril Português, Os líderes na Arcádia.
(2017)  - Gil Vicente, Inês Pereira, As Comunidades de Castela.
(2017)  - Gil Vicente, Tragédia Dom Duardos, O príncipe estrangeiro.
(2015)  - Gil Vicente, Auto dos Quatro Tempos, Triunfo do Verão - Sagração dos Reis Católicos.
(2015)  - Gil Vicente, Auto dos Reis Magos, ...(festa) Cavalgada dos Reis.
(2014)  - Gil Vicente, Auto Pastoril Castelhano, A autobiografia em 1502.
(2013)  - Gil Vicente, Exortação da Guerra, da Fama ao Inferno, 1515.
(2012)  - Gil Vicente, Tragédia de Liberata, do Templo de Apolo à Divisa de Coimbra.
(2012)  - Gil Vicente, O Clérigo da Beira, o povo espoliado - em pelota.
(2010)  - Gil Vicente, Carta de Santarém, 1531 - Sobre o Auto da Índia.
             - Gil Vicente, O Velho da Horta, de Sibila Cassandra à "Tragédia da Sepultura" 
(2ª Edição, 2017)
(2010)  - Gil Vicente, O Velho da Horta, de Sibila Cassandra à "Tragédia da Sepultura".
(2010)  - Gil Vicente, Auto da Visitação. Sobre as origens.
(2008)  - Gil Vicente e Platão - Arte e Dialéctica, Íon de Platão.
             - Gil Vicente, Auto da Alma, Erasmo, o Enquiridion e Júlio II... 
(2ª Edição, 2012)
(2008)  - Auto da Alma de Gil Vicente, Erasmo, o Enquiridion e Júlio II...

- Outras publicações:
(2003) - Francês - Português, Dicionário do Tradutor. - Maria José Santos e A. Soares.
(2005) - Os Maios de Olhão e o Auto da Lusitânia de Gil Vicente. - Noémio Ramos.

  (c) 2008 - Sítio dedicado ao Teatro de Gil Vicente - actualizado com o progresso nas investigações.

eBookseBooks
O Teatro de Gil Vicente
GrammarNet